VALEI-NOS, SÃO JOSÉ!

Neste mês de março, celebramos São José, pai adotivo de Jesus e esposo da virgem Santíssima. A igreja tira a cor roxa e dá lugar ao branco para celebrar esse  homem justo e casto. Quando o papa Pio IX, em 1870, o declara como padroeiro da igreja com o decreto “Quemadmofum Deus”, na verdade repete o que o próprio Deus fez ao entregar seu filho aos cuidados zelosos de Nossa Senhora e São José.

Não há na bíblia uma única palavra de São José, mas suas ações rendem inúmeras lições para nós, principalmente nos tempos em que vivemos da perda da essência do ser; com São José aprendemos a obediência, quando em sonho Deus lhe dá uma ordem e sem questionar ou lamuriar São José levantou e fez como havia lhe mandado fazer, aprendemos a ser pessoas com espiritualidade elevada ao apresentar um profundo silêncio e decisão ao cumprir aquilo que Deus nos pede e, principalmente, aprendemos sobre ser família, cuidar, proteger, estar presente, ensinar e amar. Essas são graças que abundavam em São José.

São José também é exemplo de homem. Ao refletirmos que ele, como noivo de Nossa Senhora, tinha planos com ela de se casarem e, como um bom judeu, onde a paternidade biológica era considerada como benção, assim São José trazia em seu coração o desejo de ter muitos filhos. Porém, sendo dócil à vontade de Deus, ele abre mão da paternidade biológica para ser pai espiritual, para nos ensinar que a paternidade espiritual tem o papel de gerar espiritualmente a formação das almas, revelando que, para chegar nessa grandeza, é preciso ser um homem maduro na fé.

No livro da vida de Santa Teresa D’avila, vemos que ela passou por muitas tribulações, mas que sempre recorria à São José e ele sempre a auxiliava. Queremos nós também aprendermos a clamar a sua intercessão, para que ele nos ensine a sermos mais amorosos e cuidadosos em nossos núcleos familiares, mais conectados com Deus e assim contemplar a graça do Pai que está presente todos os dias em nossas vidas e a sermos mais obedientes e dóceis aos planos do Senhor.

Sendo São José tão virtuoso clamamos, no dia 19 de março, que São José nos ensine a ter um coração tão amoroso quanto o dele, para que assim amemos verdadeiramente Nosso Senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora. SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS!

Elistela Strombeck
Equipe de Redação PASCOM

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print