TUA PALAVRA É LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS E LUZ PARA O MEU CAMINHO!

Setembro é o mês da Bíblia, este foi o mês escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo que foi um grande biblista. Foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. É dele a frase “desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anuncia-lo”. A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido praticamente em todas as línguas do mundo e que está quase em todas as casas. Ela serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas, ajudando o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor. “Toda escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2° Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhida por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo, serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isto ela é a grande “Carta de Amor” de Deus para a humanidade.

Passaram-se os tempos, os anos, mudaram muitas coisas. Impérios cresceram e caíram, tantas ideias foram superadas, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1 Pd 1,25). Embora, o mundo busque outros caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades que foram fiéis, que buscaram na Palavra Sagrada a fonte para a sua inspiração para continuar vivendo e realizando o projeto de Deus. Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem, ela é capaz de denunciar e anunciar. Foi isto que fizeram os profetas e também Jesus Cristo. Mas, a Bíblia é sobretudo um livro de anúncio, ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu filho Jesus Cristo, ele veio nos trazer a boa notícia do reino; veio nos trazer a salvação, o perdão dos nossos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.

Temos que entender que quando formos ler a Bíblia o assunto é um só, do começo ao fim: nosso Senhor Jesus Cristo (At 4,12). Na verdade, todo mês devia ser mês da Bíblia; todo dia devia ser dia da Bíblia. Por isto, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia, devemos buscar nela o sustento para nossa vida.

Termino lembrando um texto bonito de São Paulo: “tudo que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, a fim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as escrituras, tenhamos Esperança” (Rm 15,4). Que neste mês da Bíblia, a Palavra de Deus nos anime, de forças e coragem para que assim sejamos cristãos da Esperança!

José Mario

Equipe de Formação

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print