Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

Artigos, Editorial › 20/10/2020

TRAJETÓRIA ETERNIZADA: INFORMATIVO SÃO FRANCISCO COMEMORA 20 ANOS

Lançado no ano 2000, o Informativo Paroquial São Francisco comemora 20 anos em 2020. Nesta trajetória de duas décadas, o informativo passou por várias etapas e reformulações, desde mudanças dos párocos e coordenadores, como na sua estrutura, tamanho e cores. Porém, ao decorrer destes 20 anos, seu objetivo na evangelização e na criação de um elo entre a comunidade e o fiel tem sido preservado.

A tecnologia é o que há de mais prático na atualidade. As informações sobre nossas igrejas e paróquias podem ser acessadas em questão de segundos nos sites e redes sociais. Esta praticidade facilita a comunicação entre os fiéis. No mesmo dia em que acontece um evento na paróquia, já é possível acessar a fotos nas redes sociais, para deixar o famoso “like”. Além, também, das transmissões ao vivo, nas quais o fiel consegue assistir em tempo real alguns eventos festivos e missas, fato que se evidenciou ainda mais neste tempo de pandemia.

O deslocamento das notícias para os meios digitais possui seu lado positivo. Porém, neste contexto, não podemos deixar de citar o valor do jornal impresso. Num mundo digital, onde falsas notícias se espalham facilmente, o jornal impresso proporciona maior confiança, transmitindo uma comunicação transparente de informações, valores e crenças. O jornal impresso cria história. Ele possibilita que informações não se percam nem se tornem esquecidas, além de utilidades como a leitura e a educação.

Por este motivo, em meio a tantas mudanças, nossa paróquia preservou a tradição do informativo paroquial impresso. Claro que não deixou de se atualizar. Atualmente, a paróquia mantém informações nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, que acumulam mais de 6 mil seguidores.

Assim como os leitores são fundamentais para o seguimento do informativo, os anunciantes são extremamente significativos para a identificação do jornal, bem como sua manutenção. Há colaboradores que estão conosco desde o início dessa história. Aproveitamos esta comemoração para deixar os nossos agradecimentos a todos os colaboradores que fizeram parte desta trajetória. Suas marcas estarão eternizadas no papel e na nossa história.

Agradecemos, também, a todos os coordenadores, redatores e agentes de comunicação que deixaram seus registros (fotos, textos, poesias, artigos, reflexões etc.) eternizados no papel, bem como todos os colaboradores que deram “vida” ao jornal todos esses anos, seja por sua diagramação ou impressão.

A paróquia mantém arquivadas, na secretaria paroquial, todas as edições publicadas durante estes vintes anos. O fiel que tiver curiosidade, ou que deseja reviver um pouco da história da paróquia, pode procurar os arquivos na secretaria. O jornal impresso nunca perderá seu valor. Só depende de nós, leitores e paroquianos, e da história que é construída dia após dia.

 

STEPHANY STROMBECK

Coordenadora Paroquial da PASCOM