“Hosana ao Filho de Davi” foi o que dissemos em alta voz ao iniciarmos a Semana Santa, nos dias 23 e 24 de março em nossa paróquia. Uma verdadeira multidão de fiéis participou das três missas de Ramos celebradas fervorosamente por nosso pároco Padre Giuli, que nos exortou a também seguir o caminho do calvário com Jesus, pois quem quer seguir a Cristo, nega-se a si mesmo e toma sua cruz.
Na terça-feira, dia 26, pudemos reviver intensamente os últimos passos do Senhor, meditando sua Via Crucis. Catequizandos e suas famílias meditaram os algozes de Jesus e uniram seus sofrimentos aos Dele. Como gesto concreto, ofertaram caixas de leite em prol aos atendidos pela pastoral da Promoção Humana.
Dando continuidade ao grande mistério da Paixão de Cristo, na quinta-feira, dia 28, celebramos a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, na missa do Lava-pés. Essa celebração marca o início do Tríduo Pascal, que se estende até o Sábado Santo. Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus afirma que o amor é o mandamento maior e que nós, seguindo seu exemplo, devemos servir ao irmão com humildade.
A Sexta-feira Santa, dia 29, foi marcada por momentos intensos de oração e entrega. A nossa paróquia recebeu, desde cedo, muitos fiéis que vieram para adorar e fazer companhia ao Cristo que sofria. Às três da tarde, toda a igreja presente contemplou a Cruz de Cristo, da qual pendeu a salvação do mundo. Em cortejo fúnebre, após a celebração da Exaltação à Santa Cruz, seguimos orantes o esquife do Senhor Morto, unindo nossas lágrimas às do Cristo que sofre por nós e expia nossos pecados e os do mundo inteiro.
No terceiro dia do tríduo pascal, dia 30 de março, participamos da missa mãe de todas as missas, a Vigília Pascal, uma noite de alegria verdadeira, quando recordamos os cativeiros dos quais fomos libertos pelo Sangue do Cordeiro e celebramos a vitória de Jesus sobre a morte, pois Ele já não estava mais no sepulcro! Ressurgiu vivo e glorioso!
A vida nova em Jesus foi alegremente experimentada nas missas do Domingo de Páscoa, dia 31 de março, desde o alvorecer, quando corremos ao encontro do Ressuscitado, juntamente com os discípulos e as mulheres piedosas. A pedra rolou, Ele já não estava mais lá e a certeza da esperança da eterna Páscoa alegrou os corações de quem participou da Festa do Cordeiro. Este é o dia que o Senhor fez para nós e nossa paróquia se alegrou e exultou!
Prossigamos, agora, com Ele, que nos espera em toda a sua glória. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele vive e está entre nós! Santa e feliz Páscoa!
Maísa Martins
Equipe de Redação PASCOM
Veja mais fotos clicando aqui.