Nossa cidade de Sorocaba está mais ligada a São Frei Galvão do que você possa imaginar. Isso porque ele pisou em nossas terras em 1811, ano que permaneceu aqui por 11 meses para fundar o Mosteiro Santa Clara, hoje conhecido como Mosteiro da Imaculada Conceição e Santa Clara.
O franciscano Antônio de Sant’Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá em 1739 e foi responsável pela fundação do Recolhimento Nossa Senhora da Luz e pela construção do Mosteiro da Luz, na cidade de São Paulo. Era conhecido por uma vida cheia de fé e oração, e também muito procurado como confessor, pregador e aconselhador.
Ainda em vida, muitas graças aconteciam por seu intermédio, sendo as mais conhecidas aquelas alcançadas através das pílulas que confeccionava com a seguinte oração: “Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós”.
Frei Galvão faleceu em 23 de dezembro de 1822 e foi canonizado em 11 de maio de 2007, tornando-se o primeiro santo brasileiro, recebendo os títulos de Homem da Paz e da Caridade e de Patrono da Construção Civil no Brasil.
Em nossa paróquia, celebramos a memória de São Frei Galvão no último dia 23 de outubro, com uma missa solene celebrada por nosso pároco Padre Giuli e a distribuição das pílulas. A data escolhida para a festa litúrgica deste grande santo brasileiro é dia 25 de outubro.
Que possamos, a exemplo deste missionário incansável, anunciar a boa-nova do evangelho a toda a nossa nação brasileira. São Frei Galvão, intercedei a Deus por nós!
Maísa Martins
Equipe de Redação PASCOM