Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

Artigos › 05/02/2021

SÃO BRÁS E A TRADIÇÃO DA BENÇÃO DA GARGANTA

Nossa paróquia celebrou no dia 03/fev, missa em honra a São Brás. A missa foi celebrada por nosso pároco, Padre Giuli, na igreja matriz às 19h30min. Durante a missa houve a benção das velas e a benção da garganta. A devoção a São Brás é muito comum em todo o mundo, e vem crescendo também em nossa paroquia, com as missas celebradas anualmente.

São Brás nasceu na Armênia, no final do século III, era médico, mas largou a profissão para dedicar-se exclusivamente a vida religiosa, tornando-se posteriormente bispo na região de Sebaste, cidade no oeste da Armênia.

Conta à história que certa vez uma mãe, procurou-o para que ele socorresse uma criança que estava engasgada com uma espinha de peixe na garganta. São Brás traçou o sinal da cruz sobre a criança e a mesma foi imediatamente curada. Algum tempo depois, perseguido e preso pelo império do Oriente, comandado pelo imperador Licínio, São Brás recebeu a visita da mãe da criança pela qual ele havia intercedido, esta mulher levou a ele alimentos e velas, daí vem a tradição de se abençoar a garganta com as velas, pedindo a intercessão de São Brás: Por intercessão de São Brás, te livre Deus do mal da garganta e de qualquer outro mal”. Existem relatos de diversos casos, durante a vida de São Brás, e ao longo da história, de pessoas que foram curadas de problemas na garganta, pela intercessão do Santo.

São Brás é um mártir da igreja, por viver a sua fé foi torturado e degolado no ano de 316, no dia 3 de fevereiro, no qual celebramos a sua solenidade.

Mateus Cabrera – Equipe de Redação PASCOM