Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

PASTORAL DA ESPERANÇA

A Paróquia São Francisco de Assis têm, atualmente, 30 ministros das exéquias, são pessoas escolhidas pelo padre por um tempo e que no seu chamado espiritual recebem a provisão da Arquidiocese com a autorização de celebrar o rito das Exéquias quando um fiel da família da pessoa falecida o chama.

O ritual das exéquias exerce um papel importante enquanto anúncio da Páscoa, num clima de confiança na misericórdia de Deus. É um rito de entrega da pessoa falecida nas mãos de Deus e, ao mesmo tempo, rito de consolação para os familiares e amigos que lhe possibilita aceitarem com fé e tranquilidade os dias de luto em que estão envolvidos.

O rito das exéquias vai além da simples cerimônia, é um direito do cristão e um dever dos ministros da Igreja, da comunidade Eclesial para com seus irmãos falecidos. Portanto, é uma celebração da Igreja, por isso devem observar as leis litúrgicas.

Santo Agostinho, apoiado nas Sagradas Escrituras, escreve de modo particular como Cristo foi sepultado e o Concílio Ecumênico Vaticano II enriqueceu os ritos de sepultamento com contextos apropriados, mas somente o sacerdote pode fazer a bênção. Os ministros têm a função de modo particular, fazer as leituras e acompanhar as orações junto com os familiares e amigos em um livro preparado e com aprovação eclesiástica.

As famílias da paróquia que precisarem poderão ligar na Secretaria Paroquial no telefone (15) 3231-3100 de segunda à sexta-feira das 13h às 18h e aos sábados das 8h às 12h e agendar direto com a secretária, que entrará em contato com o coordenador na escala da semana e poderá escolher o horário da manhã (8h ou 9h), tarde (14h ou 15h) e a noite (19h30 ou 20h30).

 

Arnaldina Jesus da Silva Machado

Coordenadora Paróquia da Pastoral da Esperança