Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

Notícias da Paróquia › 15/05/2019

PASTORAL DO SURDO: MÃOS QUE EVANGELIZAM

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é reconhecida como uma das línguas oficiais do país, no qual utiliza como meio de comunicação gestos com as mãos, acompanhados por expressões corporais e faciais. Esta linguagem se faz fundamental para que as pessoas portadoras de deficiência auditiva tenham um convívio cada vez mais acessível na sociedade.

Segundo o Censo de 2010, realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Cerca de 1 milhão são jovens de até 19 anos. Apesar dos avanços, o surdo ainda enfrenta dificuldades na acessibilidade. A falta de intérpretes ainda é um desafio. Se apenas os surdos souberem Libras, sua capacidade de comunicação fica comprometida. Como conseguirão criar impacto na sociedade se apenas uma parcela pequena os entende?

 

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA COMUNIDADE CRISTÃ

No Evangelho de Marcos, capítulo 16, Jesus diz: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. O surdo, com todos os deveres e obrigações, também deve ter assegurado o seu direito de conhecer e viver os princípios cristãos, os mandamentos de Deus e o Evangelho.

A Pastoral do Surdo foi criada com o intuito de promover a inclusão do surdo dentro da comunidade cristã. Desde o mês de março, a Pastoral Arquidiocesana vem promovendo, em nossa paróquia, uma formação básica de Libras. A Pastoral do Surdo em nossa paróquia teve seu início oficial no dia 12 de maio, durante a missa, e vem mostrando grande crescimento a cada domingo através dos grupos de estudos e das missas.

O grupo de estudos, que acontece todo domingo, trabalha a conscientização e a vivência tanto do surdo, quanto dos ouvintes que interpretam a liturgia em Libras, um importante instrumento de comunicação e evangelização da comunidade para com os surdos. A Pastoral do Surdo tem como tripé:

Espiritualidade: Preparação para as missas, pedindo a bênção do Espírito Santo e da padroeira, Nossa Senhora do Silêncio;

Catequese/Grupo de estudo: Momento reservado para aprender e ensinar Libras, algo essencial para o anúncio do Reino de Cristo para o surdo;

Ação: Interpretação das missas em Libras, com a missão de anunciar o Evangelho aos surdos.

O grupo conta com agentes em missão pastoral no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo à comunidade surda que, como o povo no deserto, tem sede da palavra de Deus.

 

Layane Lilian, paroquiana na Comunidade São Francisco de Assis e secretária da coordenação da Pastoral do Surdo na paróquia.