A Pastoral Litúrgica é formada por leigos que se dispõem, sob orientação do pároco, a preparar, realizar e avaliar as celebrações. Pode-se dizer que todas as pastorais brotam da liturgia e para ela convergem. A liturgia deve dinamizar todas as pastorais entre si. Ela é fonte de vida para a comunidade. É “a ação organizada e corajosa da Igreja para levar o Povo de Deus à participação consciente, ativa e frutuosa na Liturgia”. É o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem os frutos espirituais.
A Pastoral da Liturgia tem por objetivo organizar e preparar as Santas Missas e celebrações. Ela compreende serviços de equipes que, em nome da comunidade eclesial, são responsáveis pela participação ativa, consciente e frutuosa dos fiéis no mistério da Salvação. Visam, sobretudo, pela reflexão, estudo e ação em favor da edificação do Corpo de Cristo.
A equipe é composta por pessoas que participam de formações e se dedicam à missão de criar condições de escuta da Palavra de Deus, celebração da fé e da vida e o encontro fraterno com Deus. Além da organização da liturgia, durante as missas e celebrações são responsáveis pelo comentário inicial e pelas leituras.
Em nossa paróquia existem cinco equipes de liturgia, mais a equipe paroquial. Todos os leigos que desejam exercer esta função com carinho, espiritualidade e simplicidade, podem buscar os coordenadores de comunidade após as missas.