A Pastoral da Comunicação (PASCOM), pode ser entendida em diversos sentidos, pois seu campo de ação é ilimitado e são inúmeras as suas possibilidades de atuação.
Trata-se de um conjunto de ações de comunicação realizadas dentro de uma comunidade eclesial. É a pastoral do ser e estar com toda a comunidade.
A Pastoral da Comunicação encontra seu sentido pleno, quando de maneira concreta contribui com as demais pastorais e organismos da Igreja, favorecendo assim a visibilidade das ações evangelizadoras da comunidade. É a pastoral do serviço.
Portanto, é essa pastoral que irá contribuir com o fortalecimento das relações comunitárias, gerando unidade entre pastorais, movimentos e organismos.
Para que as demais pastorais tenham suas atividades e necessidades reconhecidas, elas irão contar com o apoio da Pascom que irá dar voz a cada uma dessas ações, tanto dentro quanto fora do ambiente eclesial.
Ela é também um importante canal de comunicação e atração de novos membros para a Comunidade. Seu papel é falar não apenas com aqueles que já estão inseridos na realidade eclesial, quanto também, e principalmente, com aqueles que se encontram afastados ou não possuem uma experiência de fé.
De maneira atrativa e querigmática, a PASCOM pode atrair pessoas mais comprometidas com o Evangelho. Que não apenas escutam falar da Boa Nova, mas desejam também se tornar esses evangelizadores, contribuindo para que o Evangelho seja anunciado a todos.