PAROQUIANOS CELEBRAM A SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI COM PROCISSÃO ILUMINADA E PROFUNDA DEVOÇÃO

Após oito dias da Festa de Pentecostes, nossa paróquia celebrou a Solenidade de Corpus Christi. A expressão “Corpus Christi” vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. Esta festa celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

No dia 30 de maio, os paroquianos seguiram em uma procissão iluminada, acompanhando Jesus Sacramentado “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia” (Cân. 944). Como afirmou nosso pároco, padre Giuli, é também neste momento que Jesus caminha conosco por onde caminhamos, para que não esqueçamos que Ele está ao nosso lado em todos os momentos.

A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. Esta solenidade litúrgica foi instituída pelo Papa Urbano IV (1262-1264), que recebeu o segredo das visões da freira Juliana de Liège, que pedia uma festa da Eucaristia no calendário litúrgico, para evidenciar e enfatizar a presença real do Senhor Jesus no pão e no cálice consagrados.

A Santa Missa é a centralidade da nossa fé, pois faz memória do próprio Cristo que disse: “Este é o meu Corpo… Este é o cálice do meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). A Igreja Católica cumpre este mandato até hoje, para perpetuar a presença salvadora de Jesus na história.

Maísa Martins
Equipe de Redação PASCOM

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print