Após oito dias da Festa de Pentecostes, nossa paróquia celebrou a Solenidade de Corpus Christi. A expressão “Corpus Christi” vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. Esta festa celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
No dia 30 de maio, os paroquianos seguiram em uma procissão iluminada, acompanhando Jesus Sacramentado “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia” (Cân. 944). Como afirmou nosso pároco, padre Giuli, é também neste momento que Jesus caminha conosco por onde caminhamos, para que não esqueçamos que Ele está ao nosso lado em todos os momentos.
A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. Esta solenidade litúrgica foi instituída pelo Papa Urbano IV (1262-1264), que recebeu o segredo das visões da freira Juliana de Liège, que pedia uma festa da Eucaristia no calendário litúrgico, para evidenciar e enfatizar a presença real do Senhor Jesus no pão e no cálice consagrados.
A Santa Missa é a centralidade da nossa fé, pois faz memória do próprio Cristo que disse: “Este é o meu Corpo… Este é o cálice do meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). A Igreja Católica cumpre este mandato até hoje, para perpetuar a presença salvadora de Jesus na história.
Maísa Martins
Equipe de Redação PASCOM