Caríssimos(as)
Neste mês vamos viver momentos importantes de evangelização em nossa paróquia: celebraremos o sacramento da eucaristia a dezenas de jovens e o sacramento da crisma. Também, em todas as comunidades, estarei reunido com as diversas lideranças para momento de oração, prestação de contas e convívio. Ao todo são 90 grupos que colaboram na evangelização em nossa paróquia, em nossas cinco comunidades. Também estaremos em preparação para o nosso 6º Cerco de Jericó que acontecerá de 5 a 11 de dezembro. Momento de graça, cura, libertação e bênçãos.
Gostaria de meditar que a fé é uma confiança extrema em Deus e na Sua Palavra que nos leva à prática. “Fé sem obras é morta”, já nos alerta o apóstolo Tiago. Entretanto, há muitos que vivem uma fé intimista e individualista, à sua medida, personalizada e como lhes convém. Viver a fé consiste em praticar e viver os ensinamentos de Jesus e Sua Igreja, os valores cristãos católicos. Aquele que se diz cristão católico, mas não coloca em prática e nem vive tais valores, está automaticamente excomungado, pois não está em união, em comunhão e assim, logicamente, também não deve receber a eucaristia (comunhão). Não existe “católico não praticante” ou “só de nome”. Ou se é cristão católico ou não. “Que o seu sim seja sim e o seu não seja não”, diz Jesus. São João no Apocalipse diz: “Que seja quente ou frio, pois os mornos eu vomito”. De nada adianta estar na Igreja apenas de aparência, sem comprometimento e sem a vivência da fé, fora da Igreja também. É necessário viver os valores cristãos em todos os ambientes da sociedade, a começar por nossas famílias. Ser cristão católico não é uma ideologia, mas um modo de viver… E é na comunidade que aprendemos os valores cristãos, mais efetivamente nos diversos momentos de fé. De maneira especial na Santa Missa recebemos a Palavra de Deus e da Igreja e, consequentemente, seus valores e ensinamentos, além do grande momento de oração e partilha do pão consagrado, corpo e sangue de Jesus que nos sustenta para colocarmos em prática o que ouvimos e aprendemos. “Melhor oração que a missa, somente outra missa”, nos ensina o Catecismo da Igreja Católica. É bom ressaltar a importância de ler, conhecer e aprofundar a fé recebida. São Pedro nos diz na sua carta: “Estejam sempre prontos a dar razão da vossa fé”. A Igreja nos oferece, além da Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica, os documentos do Concílio Vaticano II (compêndio), além de diversos documentos que nos auxiliam a viver melhor nossa fé e aprender mais sobre nossa Igreja. “Ninguém ama o que não conhece”, ensina Santo Agostinho.
Nestes tempos em que há muita opinião sobre tudo, muita informação, mas tão pouco conhecimento, procuremos conhecer nossa fé e aprofundá-la mais e, assim, vivê-la com entusiasmo e certeza.
Despeço-me com minha bênção sacerdotal a você e sua família e conto com sua oração.
Pe. Dr. Fernando Henrique Giuli Batista
Pároco