PALAVRA DO PASTOR – FEVEREIRO 2023

Caríssimos(as)

 

Neste mês de fevereiro iniciamos, em nossa paróquia, o ano pastoral de 2023. Juntos com nossos 90 grupos, em nossas 5 comunidades, queremos “Ver Jesus”, isto é, ter mais intimidade com Ele e aprender mais para nos colocarmos em prática na Igreja e na sociedade. Estar em uma pastoral significa buscar ter as atitudes de Cristo, o Bom Pastor, onde quer que estejamos. Neste ano, especialmente, iremos destacar a formação. Durante o ano todo, teremos uma equipe que irá apresentar temas importantes da nossa fé e da nossa Igreja Católica: Bíblia, Doutrina, Documentos da Igreja, Sacramentos, Mariologia e Eclesiologia. Tais encontros acontecerão durante o ano todo e são abertos a participação de todos, mesmo que ainda não esteja inserido em uma pastoral ou grupo específico. “Ninguém ama o que não conhece”, dizia Santo Agostinho, portanto queremos e precisamos conhecer mais nossa fé e nossa Igreja Católica. Se você ainda não faz parte ou não conhece nossas pastorais, procure conhecer no site da paróquia (www.saofranciscovilaassis.com.br) ou com um agente de pastoral.

Os grupos e pastorais são importantes para ação evangelizadora da Igreja mas também para fomentar a unidade e comunhão entre as pessoas na comunidade tendo como modelo Jesus, o Bom Pastor. Qualquer irmão(a) pode fazer parte, basta conhecer e ver com qual grupo ou pastoral se identifica mais na comunidade. Todos são bem-vindos! Óbvio que num grupo há diferenças, pois somos diferentes, e é justamente isso que enriquece a vida da Igreja e nossa vida particular.

Importante ressaltar também que a fé não é sob medida, personalizada ou customizada. Num mundo onde tudo tem de ser personalizado, sabemos ser impossível a vida ser assim a todo instante. Às vezes, ouço certos profissionais e grupos dizendo: “você precisa olhar para você, ser você mesmo, agir pensando em você somente”. Penso em meu coração, quanta tolice. É claro que temos nossa personalidade e nosso jeito de ser, e é muito bom que realmente tenhamos. Entretanto, também vivemos em sociedade e não podemos jamais invadir ou manipular a vida do outro. “Minha liberdade termina onde começa a do outro” e, a liberdade é um dom precioso de Deus. Portanto, temos de olhar para nós, mas também para aqueles que estão ao nosso redor, não podemos simplesmente ignorar o outro, eliminar o outro… teoria ridícula esta que, infelizmente, tem sido disseminada mundo afora, especialmente entre os mais jovens. Assim, vamos formando uma sociedade cada vez mais egoísta. Jesus ensinou justamente o contrário: a importância da comunhão, do “estar junto”, da partilha, do respeito e tolerância. Mais engraçado ainda: num mundo que se fala tanto em respeito e tolerância, vemos totalmente o contrário acontecer… E ainda buscam criticar a Igreja Católica que, na verdade, é a instituição que mais preza pelo respeito ao ser humano e a liberdade.

Que neste ano novo, possamos olhar mais para Jesus e Seus ensinamentos e assim colocá-los em prática, a começar por nossas famílias. A fé, o seu aprendizado e a sua prática na comunidade nos ajuda a construir um mundo melhor.

Despeço-me com minha benção sacerdotal a você e sua família contanto com sua oração preciosa.

 

Pe. Dr. Fernando Henrique Giuli Batista

Pároco

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print