Caríssimos(as)
Neste mês de outubro, celebramos nosso padroeiro São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida, padroeira de nosso país e de nossa comunidade na Vila Zacarias. Celebrar o padroeiro, isto é, o “padrinho ou a madrinha”, é aprender com ele(a) como viver a fé em Cristo Jesus e tê-lo(a) como intercessor no céu. É fazer com que a paróquia tenha a “sua cara, e o seu jeito”.
Suplicamos a intercessão da Senhora Aparecida pelo nosso Brasil, que passa por momentos tão sombrios e difíceis em diversas áreas. Rezemos pela liberdade, pela verdadeira democracia em tempos de perseguição e censura. Rezemos também por tantos que sofrem às escondidas, especialmente os pobres e vulneráveis, que aumentaram consideravelmente. Basta constatar os pedidos de ajuda em nossas paróquias e instituições de caridade. São dados reais, não “fake news” nem ideologias.
Neste mês também iniciamos, em nossa paróquia, o projeto “Grupos Missionários”, que consiste em grupos de rua formados pelos moradores que aderirem e se cadastrarem, tendo um coordenador. Serão realizados encontros mensais de oração nas casas, novenas (como a Novena de Natal) e momentos no tempo da Quaresma. Será uma maneira de nos reunirmos como irmãos na fé e nos encontrarmos mais, num tempo de tanto desencontro. Quem tiver interesse, basta procurar a secretaria da paróquia ou um coordenador de grupo. Também pode ser formado um grupo em condomínios, prédios… Como cristãos católicos, precisamos chegar mais longe e a mais pessoas, pois é nossa missão anunciar Jesus e Sua Boa Nova num ambiente repleto de más ou falsas notícias. É um desafio, pois, infelizmente, nos fechamos em nós mesmos, entrincheirados em nossas casas ou apartamentos, e ficamos cada vez mais isolados, sozinhos, depressivos e doentes. Venha participar deste projeto conosco, seja missionário!
Graças a Deus, nossa paróquia é viva e atuante, o que se constata em nossas ações, celebrações e encontros. Temos a semana sempre preenchida em nossas comunidades, além de atingirmos muitos irmãos através de nossas redes sociais, que, quando bem utilizadas, são um belo instrumento para evangelizar. Temos grupos pastorais e leigos ativos e comprometidos com o Reino de Deus, que colaboram com o pároco e com a Igreja na ação evangelizadora. Entretanto, muitos ainda podem ser chamados a participar desta bonita aventura de evangelizar e sentir-se amados e abraçados por Deus, vivendo numa comunidade viva e de fé. “Muitos são chamados, poucos os escolhidos”, disse Jesus, no sentido de que todos podem fazer parte. Basta aderir, fazer a experiência com Jesus em Sua Igreja e trilhar esse Caminho. Todos são bem-vindos, TODOS… Desde que desejem caminhar com Jesus e com o que Ele nos ensina através de Sua Igreja.
Despeço-me com minha bênção sacerdotal a você e sua família, contando com suas orações e amizade.
Pe. Dr. Fernando Henrique Giuli Batista
Pároco