PALAVRA DO PÁROCO PARA DEZEMBRO DE 2024

Caríssimos(as),

Encerramos mais um ano com a graça de nosso bom Deus. Louvado seja por tudo o que vivenciamos neste ano: o que foi bom e o que foi “menos bom”. Quantas experiências tivemos, alegres e tristes, mas ainda assim, experiências… E as experiências sempre nos fazem crescer, amadurecer e melhorar para o futuro.

Gosto sempre de recordar que o mundo não para, independentemente de estarmos tristes ou alegres, rindo ou chorando… É preciso seguir adiante, muitas vezes cambaleando, às apalpadelas, mas sempre adiante.

Em nossa paróquia, quantos momentos de fé e evangelização! Quantos testemunhos belíssimos, quanta gente boa se doa em prol do Reino de Deus. Uma paróquia viva e atuante em diversos níveis, presente na sociedade como Igreja de Cristo. E isso acontece justamente porque temos irmãos e irmãs que fazem parte desta grande família e que são sinais de Deus no mundo.

Claro que também há dificuldades, problemas e decepções… É normal, pois somos humanos, frágeis e limitados. Entretanto, Deus conhece nosso coração e o “porquê” de nossas atitudes. É preciso que nós também compreendamos, muitas vezes, o outro e nos coloquemos em seu lugar. É necessário termos empatia. O mundo carece de empatia, de educação, de fraternidade, de paz, de misericórdia, de amor.

O Papa Francisco lançou a nova encíclica: “Dilexit nos” (Amou-nos), que nos convida a meditar e refletir sobre o coração humano, o coração divino e suas atitudes. O mundo parece ter perdido o coração, enxergando apenas a razão, a ciência, a tecnologia, o dinheiro… Mas a vida é muito mais do que isso. O ser humano é muito mais do que isso.

Estamos neste belo tempo do Natal, momento de renovar nossa fé, nosso amor e nossa esperança, contemplando no presépio o “Menino que nos foi dado”, o Emanuel, o Deus conosco. Que Ele venha habitar em nossa vida, em nossa história e em nosso lar. Às vezes, na confusão do mundo, corremos o risco de deixar o Deus Menino fora de nossas vidas e casas. Que, com a luz deste pequenino, possamos iniciar uma nova etapa em nossas vidas e um novo ano, que será abençoado se Ele estiver em nós.

Despeço-me agradecendo a sua companhia e presença entre nós, em nossa paróquia, neste ano que se finda. Conto com sua oração e participação no próximo ano para que, juntos, possamos ser sinais do amor de Deus no mundo, a partir de nossa paróquia.

Feliz e Santo Natal a você e sua família.

Pe. Dr. Fernando Henrique Giuli Batista
Pároco

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print