PALAVRA DO PÁROCO – NOVEMBRO DE 2024

Caríssimos(as),

Entramos no penúltimo mês do ano… O tempo passa, o tempo voa… E é sempre bom nos questionarmos como estamos vivendo o nosso tempo. Estamos vivendo na presença de Deus e em Seus caminhos? Para nós que buscamos viver mais próximos de Deus, como cristãos católicos na vida de comunidade, o tempo junto de Deus deve nos amadurecer nas atitudes e responsabilidades na Igreja e na sociedade. Precisamos fazer a diferença no mundo, sendo sinais de Cristo, isto é, “Outros Cristos”. Você faz a diferença no ambiente em que vive? A começar pela sua família?

Sempre fazemos propósitos no início do ano de sermos melhores e mudarmos algumas atitudes… Mas agora, chegando praticamente ao final de mais um ano, o que mudamos de fato? Se com Deus e na comunidade é difícil, tenho certeza de que longe de Deus e da comunidade se torna impossível. Pessoas que dizem ter fé, mas estão desvinculadas de uma comunidade de fé, é duvidoso que vivam a fé. Às vezes se dizem cristãos por conveniência apenas, mas estão longe de Deus. A bem da verdade, não sentem nem Sua presença… E isso é claro nas atitudes, ações e ideologias. Quem se diz cristão católico, mas não aceita o que ensina a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja Católica, e às vezes até faz críticas, não pode se dizer que está em comunhão com a Igreja e com a fé cristã.

Claro que é preciso também conhecer a sua fé, a sua Igreja, a sua doutrina e, consequentemente, vivê-las nas atitudes do dia a dia. Não existe “católico virtual”! Esse é um perigo que o inimigo vem semeando em nossa sociedade e Igreja. Muitos não percebem tal equívoco e se afastam da comunidade (paróquia, Igreja), e assim se “desligam” da fé, de Deus. Se desconectam da fonte verdadeira e “morrem”, se esvaziam ou se enchem da mentira e das ideologias falsas. Até porque, se é ideologia, é porque não é realidade.

Não significa que a internet ou a evangelização que faz uso dela sejam demoníacas, mas é preciso equilíbrio e bom senso. Entretanto, não nos afastemos da fonte que é a Igreja de Jesus e ajudemos os que estão “desconectados” a voltar a se conectar, a se ligar em Jesus, para não se perderem totalmente no universo das mentiras e falsas ideologias que o inimigo semeia por aí.

No próximo mês, viveremos o nosso 8º Cerco de Jericó em nossa paróquia. Programe-se e participe conosco, pois é um momento propício para renovarmos a fé e a esperança, além de tomarmos posse de tantas bênçãos que o Senhor nos concede.

Despeço-me com minha bênção sacerdotal a você e sua família, contando com sua oração, colaboração e amizade.

Pe. Dr. Fernando Henrique Giuli Batista
Pároco

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print