O PAI NOSSO NA VIDA DIÁRIA

Foto: Ben White via Unsplash

A oração do Pai Nosso é a mais conhecida da Bíblia e nos permite reestabelecer um relacionamento com Deus, ensinada por Jesus aos seus discípulos. A Igreja nos ensina a usá-la como modelo e incorporá-la à vida cotidiana.

A lógica do Pai Nosso nos ajuda a fazer um exame de consciência sobre nossa vida. No Catecismo da Igreja Católica, no número 2762, está escrito que a Oração do Pai Nosso inclui todos os nossos pedidos, e Santo Agostinho conclui: “Percorrei todas as orações que se encontram nas Escrituras, e eu não creio que possais encontrar algo que não esteja incluído na oração do Senhor”.

Algumas chaves interpretativas para nossa oração:

Pai Nosso que estais no Céu: “Abba Pai”, baseia-se na convicção de que tudo vem do Pai por meio de Cristo, na comunhão do Espírito Santo. Entramos na Sua divindade, reconhecendo que somos parte d’Ele e contemplamos momentos da Sua presença grandiosa, lembrando-nos de comportar-nos como filhos de Deus.

Santificado seja o Vosso nome: Adoramos e exaltamos a majestade divina, reconhecendo-a como o propósito de nossa vida. Reverenciamos a Sua majestade paterna.

Venha a nós o Vosso reino: Contemplamos a glória que repousou sobre o Verbo Encarnado, uma glória que pode ser reconhecida pela fé. Em Romanos 14, 17 “O reino de Deus não é comida e bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo”.

Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu: Pedimos submissão e obediência, o caminho direto para o céu. Jesus foi obediente até a morte na cruz, e unidos a Ele podemos fazer o que agrada ao Pai.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje: Pedimos que Ele proveja nossas necessidades, começando pela Eucaristia, o pão que sustenta nossa jornada espiritual. Também pedimos por necessidades materiais como saúde e as realidades do dia a dia.

Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido: Pedimos perdão e auxílio de Deus diante das tentações. Lucas 6, 36 nos lembra: “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso”.

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém: Pedimos proteção contra males que podem nos afastar do caminho para o céu.

Arnaldina Jesus
Equipe de Redação PASCOM

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print