Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

NOITE DAS LUZES

No dia 27 de julho aconteceu em nossa paróquia o primeiro encontro de jovens, chamado “Noite das Luzes”, na comunidade São Pedro. O evento contou com aproximadamente 80 jovens.

Em 2018, tivemos a feliz experiência de trazer para a nossa Paróquia, o “Seja Luz”, um retiro para crismandos, que envolveu não só os jovens, mas todas as nossas comunidades. As sementes foram lançadas, mas é preciso cultivá-las, principalmente pensando que os jovens têm tantas decisões a serem tomadas e um mundo que oferece muitos caminhos, sendo eles muito mais fáceis e, às vezes, mais atrativos. O modo com que o jovem vive e os caminhos que ele escolhe trilhar hoje refletirão em toda a sua vida.

Ao encontro do que o nosso pároco sempre diz em suas homilias, o Sínodo da Juventude de 2019 pronuncia que “Os percursos da iniciação cristã nem sempre conseguem introduzir crianças, adolescentes e jovens na beleza da experiência de fé.” Ou seja, não basta conhecermos a igreja e estudarmos o que as sagradas escrituras nos dizem, é preciso ser Igreja! E isso só será possível a partir de uma experiência de amor com o Senhor. Isso nos fará querer estar sempre em Sua presença, até mesmo nos dias mais difíceis.

Pensando nisso, organizamos esta noite que contou com a participação dos jovens, inclusive de alguns crismandos das turmas de 2018. Na porta da igreja, alguns, vestindo roupas pretas, questionavam aqueles que chegavam, dizendo: “O que você está fazendo aqui? É sábado à noite, vá aproveitar!”. Enquanto outros, vestindo roupas brancas, acolhiam e festejavam a decisão de cada jovem que optou estar ali naquela noite. E nós, com nossas ações? O que temos dito não só aos jovens, mas a cada pessoa que passa por nós?

Durante o encontro, tivemos uma pregação com o jovem Thiago, coordenador do Grupo de Oração Jovem Perseverai, da Paróquia Santa Maria Madalena. O ministério Seja Luz conduziu a noite com animação e muita espiritualidade.

No mês de agosto, teremos mais um encontro, acompanhem as datas no Instagram e Facebook de nossa paróquia. Participe com a gente! Contamos com as orações de toda a nossa paróquia pela juventude!

 

Camila Vioto

PASCOM