Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

Notícias da Paróquia › 01/03/2020

MISSA PAROQUIAL – QUARTA-FEIRA DE CINZAS

No dia 26/02 celebramos a quarta feira de cinzas. Data que foi instituída há muito tempo, marcando para a fé católica o início do tempo quaresmal, onde durante esse período refletimos sobre o jejum, a oração e a caridade.

Conforme escrito na passagem de Gn 3,19. “Porque és pó e ao pó, hás de voltar”.  Nos é imposto as cinzas sobre nossas cabeças, para que possamos meditar durante esse tempo sobre nossa vida passageira e efêmera que está sujeita à morte.

Durante a homília da missa de Quarta de Cinzas, Papa Francisco disse: “a Quaresma não é o tempo para fazer cair sobre o povo inúteis moralismos, mas para reconhecer que as nossas míseras cinzas são amadas por Deus.”

Assim Deus espera de nós durante esse período, que nossas cinzas sejam moldadas por ele para que possamos tornar-nos criaturas maravilhosas com Seu auxílio, desde que, estejamos dispostos a isso. No evangelho do dia 26/02, Jesus nos ensinava mais uma vez, que a prática da justiça não seja para os outros verem, que a esmola seja dada de coração e no escondido e que a nossa oração não seja vista pelos homens. Pois o Deus que seguimos, é o Deus do oculto, aquele que conhece o nosso íntimo.

Em sua homilia, em missa paroquial realizada na matriz São Francisco, nosso pároco, Padre Giuli nos relembrava sobre os três pilares do tempo Quaresmal: “Oração, é cuidar do nosso espirito, Jejum é reafirmarmos nosso controle sobre as coisas do mundo, e a esmola, não é dar aquilo que nos sobra, mas sim, partilhar com nosso irmãos, nossos bens, nosso tempo ou nossa atenção – e ainda: “ Como nos dizia São Francisco, que diante de Deus, nesta quaresma, possamos ser aquilo que verdadeiramente somos”.

 

LARISSA RODRIGUES – EQUIPE DE REDAÇÃO – PASCOM