Logo no início do mês de fevereiro, na sexta-feira, dia 2, foi celebrada na comunidade São Pedro a missa em devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a São Brás, com bênção das velas e das gargantas. Com igreja lotada, os fiéis receberam a bênção na garganta não somente pela saúde, mas para que cada um possa anunciar melhor a Palavra do Senhor, como frisou nosso pároco, Padre Giuli, durante a homilia.
Remetendo à Festa de Apresentação de Jesus ao Templo – ou Festa de Nossa Senhora das Candeias – no início da missa, a bênção das velas, que substituiu o ato penitencial, foi uma forma de nos lembrar que Cristo é a nossa luz. A bênção das gargantas, por sua vez, ocorreu após a homilia. Antes de recebê-la, os fiéis impuseram as mãos uns sobre os outros para rezar pela cura física e espiritual e também para sermos luz no mundo, que cada vez mais precisa de Deus. O momento da bênção se deu com o padre e os ministros cruzando duas velas na garganta de cada fiel, dizendo “por intercessão de São Brás, bispo e mártir, livra-te do mal da garganta e outros males”. Em seguida, a missa seguiu normalmente.
No século III, atingido por crises existenciais, São Brás procurou a Deus e viveu com Ele uma experiência, agindo, por meio da medicina e da evangelização, como um bom pastor de almas. Seu exemplo nos mostra que ao entrarmos em comunhão com Deus, submetendo a Ele os nossos dons, também podemos ser testemunhas e assim proclamar a Sua palavra.
Giulia Vasovino
Equipe de Redação PASCOM
Confira mais fotos em clicando aqui.