Quando temos a coragem de dizer “agora chega”, damos o primeiro passo para uma transformação e passamos a buscar uma nova perspectiva de vida e novos horizontes. Neste mês da bíblia de 2024, a Igreja nos remete ao profeta Ezequiel (36, 23-29):
“Quero manifestar a santidade do meu augusto nome… Porei em vós um espírito novo…”
Em tempos de dificuldades, somos bombardeados com informações que nos levam a crenças negativas e nos impedem de ver o lado bom do que acontece em nossa vida. A falta de foco nos envolve em distrações e situações que boicotam nossos esforços. O imediatismo nos induz a trocar o que é de longo prazo pelo que precisamos hoje. Desistimos de sonhos e nos preocupamos mais do que agimos, com medo do fracasso. É muito importante corrigir esses hábitos, e a boa notícia é que a solução está totalmente ao nosso alcance com o anúncio da Palavra de Deus.
É impossível ser feliz sem estar comprometido. A Bíblia nos ensina que quem não luta por alguma coisa paralisa por qualquer outra coisa. Por isso, é preciso ficar alerta para não se motivar com o errado e estar na escuta da Palavra de Deus que nos ensina a direção. Quando buscamos verdades fora da graça, passamos a impor nossas próprias ideias e isso pode nos trazer grandes sofrimentos e desviar do caminho, mas o Senhor promete nos purificar. Toda profecia está relacionada a um tempo determinado e nos ajuda nas dificuldades.
Nossa identidade deve estar em Jesus, a força que necessitamos vem d’Ele. É muito importante percebermos nossa trajetória, se estamos mantendo disciplina tanto nos momentos bons quanto nas fases desafiadoras e sermos orientados pela Sua Palavra. Para uma pessoa disciplinada, não importa a fase que está vivendo – próspera ou desafiadora, com resultados ou com luta intensa, o desempenho de suas ações será o mesmo. Aquele que consegue manter o foco, o apóstolo Paulo ensina em 2 Timóteo 2, 1: “Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo.”
A Palavra de Deus é clara: teremos momentos de colheita muito gratificantes, mas também teremos momentos desafiadores. Saber lidar com isso é a estratégia importante e o melhor resultado é daquele que consegue manter o foco e estabelecer harmonia em sua realidade. Não precisamos ser empurrados na direção de nossas metas, a luz divina nos fortalece para chegarmos lá. Assim como uma planta precisa ser regada para não morrer, Deus envia mensagens de esperança para que mantenhamos a fé e permaneçamos próximos d’Ele através do Seu amor e de Sua Palavra.
Arnaldina Jesus
Equipe de Redação PASCOM