Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

III CERCO DE JERICÓ: CURA-ME, SENHOR!

Vemos no Antigo Testamento, no livro de Josué, o caso das muralhas da cidade de Jericó, onde o povo Israelita, liderado pelo próprio Josué, rodeou as muralhas desta cidade por sete dias, com a Arca da Aliança, conforme Deus havia ordenado. Ao final dos sete dias, após um forte grito de todo o povo de Israel, as muralhas da cidade foram derrubadas e o povo israelita tomou para si a cidade de Jericó, conforme promessa de Deus. Para a nossa fé católica, celebrar o Cerco de Jericó, simboliza também a nossa busca pelas promessas Deus. Significa persistir, orar fortemente durante os sete dias para derrubar as muralhas do nosso coração.

Diante disso, nossa paróquia celebrou do dia 9 ao dia 15 de dezembro o III Cerco de Jericó com o tema “Cura-me, Senhor”. Com uma programação que se estendia durante todo o dia, tendo início com a missa às 7h15. Logo após, grupos e pastorais se revezavam de hora em hora para adoração ao Santíssimo Sacramento, além disso, o terço da misericórdia era rezado diariamente às 15h e a missa por Cura e Libertação encerrava a liturgia do dia. Assim foram sete dias consecutivos, a cada dia uma bênção especial: fomos ungidos pelo óleo do perdão, rezamos pelos enfermos, pela cura interior, pela bênção das chaves e dos objetos de devoção, e por muitos outros pedidos que eram depositados na arca, acolhida no primeiro dia e que ficou os sete dias aberta para recebimento dos pedidos dos fiéis. No domingo, 15, último dia do Cerco, os pedidos foram queimados e a arca retirada.

Ao longo dos dias, e a cada nova volta do Santíssimo Sacramento pela igreja, novos encontros pessoais com Cristo eram proporcionados, muralhas eram derrubadas e Deus derramava sua misericórdia. Alimentamo-nos de Cristo Eucarístico, vimos a sua presença sacramentada tão de perto, e ouvimos também a sua Palavra, a cada dia um ensinamento diferente. Em alguns momentos nosso pároco, Padre Giuli, ressaltava como ponto principal que “ter fé é sentir o abraço carinhoso de Deus”. Ao longo dos dias, deixando para trás o peso de nossos pecados, e vendo a infinita misericórdia de Deus, fomos sentindo este abraço, nos aproximando mais d’Ele e recarregando nossas forças, que ao longo do ano vão sendo sugadas por tantas coisas.

Em uma de suas homilias, Padre Giuli dizia: “Vivemos em uma geração imediatista, o segredo da fé é a persistência, a perseverança”. Ao final deste bonito momento de nossa paróquia, é exatamente esta lição que deve ser guardada em nosso coração. Que possamos, ao longo deste novo ano que se aproxima, estar com Deus, lembrarmo-nos d’Ele nos bons e nos maus momentos, não temer mal algum, ser firme, acreditar na vitória de Cristo em nossas vidas, afinal: “…Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31), nos recordando ainda da frase também dita por nosso padre: “Que quando as noites escuras vierem, tenhamos a luz de Cristo para iluminar esta escuridão.”

Em nome do nosso pároco, Padre Giuli, agradecemos a todos que presenciaram o III Cerco de Jericó e todos aqueles que se disponibilizaram a ajudar para que este evento acontecesse.