Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

Artigos › 13/01/2020

FESTA DO BATISMO DO SENHOR

A Igreja celebrou no final de semana de 11 e 12/janeiro, a liturgia do Batismo do Senhor, que marca o fim do tempo de Oitava do Natal, e da inicio ao Tempo Comum.

Tal data traz belos significados a nós fieis, mostrando a continuidade e a bonita relação proposta pela igreja ao longo da liturgia, e a mansidão e o respeito de Jesus, que mesmo sendo filho de Deus vai em busca de seu batismo, marcando o inicio de sua vida publica.

Em sua homilia neste final de semana, nosso pároco padre Giuli relembrava que a Festa do Batismo do Senhor também vem nos convidar a reavivar nosso próprio batismo, conforme proposto pela liturgia: “A luz do menino Jesus que guiou os reis magos, nos aponta agora para o Batismo” – e ainda – “Ser batizado significa ter caráter, ou seja, ter a marca de Deus, mesmo se um dia estivermos em caminhos mais escuros, teremos essa marca, e essa luz de Cristo estará dentro de nós”. Ainda sobre o batismo nosso pároco dizia: “Existem estudos que indicam que as crianças são influenciadas por coisas que acontecem enquanto estão no ventre materno, portanto batizar quando criança é uma tradição importante da igreja para com a família.”

No Vaticano, na missa de domingo, Papa Francisco também ressaltava o renascimento que a Festa do Batismo do Senhor nos propõe: “Na festa do Batismo de Jesus redescobrimos o nosso Batismo. Como Jesus é o Filho amado do Pai, também nós renascido da água e do Espírito Santo sabemos ser filhos amados”

Ainda nesta liturgia, ao batizar 32 recém-nascidos, Papa Francisco enfatizou aos pais, padrinhos e parentes das crianças, que batizar significa receber o Espirito Santo: “O Espírito que as defenderá, as ajudará durante toda a vida. Por isso é tão importante batizá-las desde crianças, para que cresçam com a força do Espírito Santo”.

Com a renovação de nosso batismo, pedimos que este Espirito Santo esteja conosco ao longo deste ano que se inicia, nos dando forças e firmeza, que através D’ele possamos sentir o toque amoroso de Deus, e que possamos nos deixar ser guiados por sua luz.

Equipe PASCOM – Paroquia São Francisco de Assis – Vila Assis – Sorocaba-SP