Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Ocorreu entre os dias 11 e 14 de julho a Festa em Honra a Nossa Senhora do Carmo. A comunidade, localizada no bairro Parada do Alto, reuniu os fiéis de toda a paróquia para celebrar a devoção à Mãe do Carmo.

Nossa Senhora do Carmo é a padroeira dos Carmelitas, uma ordem de religiosos que se iniciou na Palestina, mais precisamente no monte Carmelo. A exemplo do profeta Elias, estes religiosos se refugiavam no monte, a fim de ficarem retirados em oração. Neste monte foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo. A devoção se espalhou pelo mundo todo, até que em 16 de Julho de 1251, em um momento de perseguição aos religiosos, Nossa Senhora do Carmo apareceu a São Simão, entregando-o um escapulário, como sinal de proteção da mãe para com seus filhos.

Pedindo sempre a intercessão da Mãe do Carmo, a comunidade recebeu em seu tríduo os padres: Marivaldo (Paróquia Cristo Rei), William (Paróquia Nossa Senhora da Piedade) e Padre Dirceu (Paróquia Nossa Senhora Anunciação e dos Arcanjos). No último dia do tríduo nosso pároco, Padre Giuli, abençoou os escapulários dos fiéis, sinal de proteção dos devotos, e após a missa conduziu a procissão pelas ruas do bairro.

Durante o tríduo, houve ainda a tradicional quermesse, que reuniu a comunidade e a paróquia, que juntos agradeceram as bênçãos e todas as maravilhas que Deus realiza por cada um nós, por nossa paróquia e suas comunidades, sempre com a intercessão de Nossa Senhora do Carmo.

A exemplo de São Simão, rezemos: Flor do Carmelo, Vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

 

Mateus Cabrera

PASCOM