Na quarta-feira, dia 14 de fevereiro, celebramos na matriz a Missa com imposição das cinzas, onde vivemos este momento riquíssimo de iniciarmos mais uma Quaresma.
Logo no início da Santa Missa, o Padre Giuli recordou a Campanha da Fraternidade para este ano com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, com o intuito de nos relacionarmos bem não só em família, mas com todos.
No momento da homilia, meditamos com o sacerdote sobre o tempo favorável em que iniciamos, no qual Deus vem ao nosso encontro para nos mostrar a direção e nos fazer perceber nossas atitudes. Conforme a primeira leitura dizia, neste tempo, devemos rasgar o coração diante de Deus, de modo que nossas atitudes exteriores corrijam nossas atitudes interiores.
Se iniciamos mais uma Quaresma, é porque a graça de Deus nos alcançou, permitindo-nos um novo reencontro com Ele e um novo abrir para a salvação.
Para mudar algo em mim, preciso estar em sintonia com Deus, e isso se dá pela oração. Conforme me abro nesta sintonia, passo a ser caridoso e compartilhar da esmola, que pode ser um apoio financeiro, mas também pode ser uma conversa ou mesmo uma visita. Por fim, aquele propósito que me propus a fazer, como o jejum, faz-me ter domínio sobre o meu corpo, não permitindo que os impulsos me dominem.
A homilia foi encerrada com a reflexão de que o mundo está carente do amor de Deus, e a cinza serve para nos lembrar que a vida é muito curta, necessitando vivermos bem e repletos da graça de Deus.
Elistela Strombeck
Equipe de Redação PASCOM
Veja mais fotos clicando aqui.