Diz-se muito que, no momento em que a mulher descobre a maternidade, ali já nasce uma mãe. Junto com ela, porém, nasce também um pai, cujo olhar zeloso acompanha os passos dos filhos por toda a vida. Figura, muitas vezes, mais discreta do que a mãe, os pais são responsáveis por desempenhar um grande papel em nossas vidas.
Em meio aos desafios da sociedade em que vivemos, em que tudo muda com tanta rapidez, a figura paterna ecoa sobre nós como símbolo de honestidade, sabedoria, força, autoridade e amor, amor este que prefigura o do próprio Deus Pai.
Assim como São José, que na sua condição de homem simples, entregou-se aos propósitos de Deus para agir como protetor de seu filho, Jesus, e de Maria, assim também devem ser os homens ao descobrirem-se como pai.
Ser pai é mais do que apenas apoiar a esposa na criação de uma nova vida. Ser pai é ser o pilar que irá firmar toda a família; é atuar como exemplo nos mais diversos momentos; é agir no silêncio, trabalhando para suprir as necessidades da família sem nunca lhes faltar com amor. Ser pai, portanto, é ser leal aos votos feitos no matrimônio e devoto à esposa e aos filhos.
Ser pai é ser exemplo, ser catequista, apresentando aos seus filhos a palavra de Deus, a Boa Nova, o caminho do bem, a grandeza da fé e o amor verdadeiro, fiel e constante de Nosso Pai.
É agir como São José, tantas vezes, agiu; o qual, embora seja uma figura silenciosa no evangelho, foi um homem virtuoso que não mediu esforços para cumprir o que Deus lhe designou.
Que neste mês, em que comemoramos o Dia dos Pais, os pais reconheçam em si mesmos a figura de São José como exemplos de um amor infindável e de uma dedicação sem limites.
Ser pai, portanto, é uma prefiguração do amor de Deus para com seus filhos, estendendo a mão protetora e o olhar zeloso que irão acompanhá-los pelo resto da vida. E que honra é obedecer a um tão bonito chamado. Que Deus continue iluminando os caminhos de cada um de nós, pais, para que continuemos a exercer essa nobre vocação.
Feliz Dia dos Pais!
Antonio Vasovino
Equipe de Redação PASCOM