Estamos no mês de agosto, o mês das vocações. Em 1929, São João Maria Vianney foi instituído pelo Papa Pio XI como patrono dos Sacerdotes por ser um sacerdote zeloso que buscou viver na luz de Cristo e iluminou o mundo com sua simplicidade e santidade. Sua festa é comemorada no dia 4 de agosto, o dia do padre.
Desde os primórdios da Igreja, Jesus escolheu homens para dar continuidade à missão que Ele mesmo iniciou. No Catecismo da Igreja Católica n°1578 lemos: “Ninguém tem o direito de receber o Sacramento da Ordem. De fato, ninguém pode arrogar-se a si mesmo este cargo. A pessoa é chamada por Deus para esta honra”.
Quem é o padre? O padre é chamado por Deus, é amado e marcado pelo Sacramento da Ordem. Santo Agostinho de Hipona disse: “Ninguém ama o que não conhece”. Os padres têm a missão fundamental de levar a Palavra de Cristo para todos. Eles recebem algumas tarefas importantes. São homens que escutam a Palavra, e essa Palavra deve entrar em seus ouvidos e corações para lhes dar a capacidade de transmitir e transformar um ambiente.
O padre tem a missão de agir na pessoa de Cristo, e isso não é pouca coisa. Passa por vários estudos, mas precisa ter a convicção de procurar respostas, de sempre enxergar a verdade que as pessoas não conseguem enxergar e, pela fé, passar essa verdade para os outros.
O padre é pastor para pastorear o povo de Deus. Na carta aos sacerdotes, Bento XVI escreveu: “Um bom pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia (…) se lhe fosse dado compreender a si mesmo, morreria. Sem o Sacramento da Ordem não teríamos o Senhor”.
Como cristãos, é necessário que intensifiquemos nossas orações por todos os padres, especialmente por nosso pároco, Padre Giuli, que desempenha tão bem a missão a que foi chamado: servir aos irmãos na celebração Eucarística, nos Sacramentos, nos trabalhos pastorais e administrativos, como reformas e manutenções das cinco comunidades, na TV Século 21 e como chanceler do arcebispado.
A Paróquia São Francisco de Assis expressa apreço e respeito ao pároco Pe. Dr. Fernando Henrique Giuli Batista com a frase de São João Maria Vianney: “O sacerdote é o amor do coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Que Deus abençoe sua nobre missão, e Nossa Senhora o acompanhe em sua vocação.
Arnaldina Jesus
Equipe de Redação PASCOM