A Solenidade de Corpus Christi tem sua origem no início do segundo milênio, quando a irmã Juliana, da ordem agostiniana da igreja da Bélgica, recebe uma revelação, onde Jesus pede que se introduza no calendário da igreja uma festa dedicada ao Corpo de Cristo.
Por séculos, a Igreja mantém essa festa e juntamente com ela, a tradição de ornamentar as ruas por onde o Santíssimo Sacramento passa, com lindos tapetes. Os materiais podem ser diversos: café, casca de ovo, serragem, tampinhas etc. Tudo para honrar Àquele que passa e aos homens mostrar o mistério central da nossa fé.
Mas este ano, nossa paróquia, para além da beleza dos tapetes, imprimiu nessa festa litúrgica o maior mandamento de Jesus: Amar ao próximo como a si mesmo. Mobilizando todos os paroquianos, nosso pároco Padre Giuli convidou-nos para doar cobertores e aquecer os corações daqueles mais necessitados. Com os cobertores doados, um lindo tapete, ornamentado com o gesto de amor de cada pessoa que fez sua doação, cercou os arredores da igreja matriz, na quinta-feira, dia 16 de junho, para receber o Corpo de Cristo. Ali, naquele tapete, passou o único digno da nossa adoração, ao som de cânticos e orações.
Desta forma, muitas famílias foram alcançadas pela fé e pelo amor de Deus. Os cobertores foram encaminhados para a pastoral da Promoção Humana. Cada uma das 40 famílias assistidas por nossa paróquia recebeu 3 cobertores e cerca de 120 foram encaminhados à Comunidade Nossa Senhora do Povo, em Brigadeiro Tobias.
Também neste dia, receberam a provisão os novos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão bem como aqueles que já estão engajados na pastoral. Por mais um ano, esses ministros se comprometem com o zelo aos objetos litúrgicos e ao serviço do altar, assim como amor à eucaristia e obediência ao seu pároco.
Nossa Igreja é viva!! Ela revive a cada missa o mistério da salvação, levando a todos aqueles que por Jesus se decidem, amor e esperança!
Maísa Martins
Equipe de Redação PASCOM