Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

COMUNIDADE SÃO MATEUS CELEBRA MISSA EM HONRA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

No dia 22 de junho, na Comunidade São Mateus, foi celebrada a missa em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a tradicional bênção das rosas.

Segundo a história, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi pintado por São Lucas, evangelista. Após ser roubada em uma igreja em Creta, na Grécia, a imagem reapareceu em 1499 na igreja de São Mateus, onde ficou por mais de 300 anos. Em virtude disto, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é estritamente ligado a São Mateus, sendo co-padroeira deste

santo em muitas comunidades espalhadas pelo mundo, assim como em nossa paróquia. Após a destruição da igreja de São Mateus, durante a revolução francesa, a imagem ficou sob responsabilidade dos redentoristas e hoje se encontra na igreja de Santo Afonso, em Roma.

A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro guarda muitos símbolos: Maria, como a Senhora do Perpétuo Socorro, que vem em auxílio de todos os seus filhos, segurando em seu colo o menino Jesus, que se assusta com os arcanjos Gabriel e Miguel, que anunciam a paixão e morte como plano de salvação através da cruz e da lança.

Nossa paróquia, mantendo esta tradição, celebra anualmente o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Oferecemos as rosas a nossa Mãe, como sinal de nossa gratidão pelas graças alcançadas. Continuamos necessitados de sua intercessão e pedimos seu valioso Socorro. Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, socorrei-nos!

 

Mateus Cabrera
PASCOM