Ano 1965-66
Os moradores do bairro Parada do Alto participavam das missas na comunidade São Pedro – com o tempo sentiram a necessidade de terem a sua própria comunidade .
O padre Osvaldo Bazzo, então Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, vinha uma vez por mês celebrar as missas no bairro .( todo material litúrgico era emprestado da comunidade São Pedro ). Inicialmente, essas celebrações eram na casa do casal Nicacio e Marlene – na Rua Montevidéu , na casa da Sra. Maria Jose e finalmente na garagem da casa do Sr. Paulo Vieira
No ano de 1972 foi comprado um terreno na Rua Mantiqueira, 189 – neste mesmo bairro, onde se construiu uma pequena capela.
Com a chegada de Frei Henrique (1974) foi construído salas, salões para reuniões, e foi ele também quem escolheu o nome da padroeira Nossa Senhora do Carmo
Com a chegada do Padre Paulo Roberto Gonzalez, (1986) iniciaram-se reuniões com uma “comissão de construção”, onde se tratava da construção da nova igreja.
Em 2019, com o Padre Dr. Fernando Henrique Giuli Batista como pároco da Paróquia São Francisco de Assis, a Igreja da Comunidade passa por uma ampla reforma tanto no seu exterior como interior.
Fonte: Livro Tombo Paroquial e depoimentos dos paroquianos que são da época