A memória é a faculdade psíquica através da qual se consegue reter e (re)lembrar o passado. Também permite referir-se à lembrança/recordação que se tem de algo que já tenha ocorrido, e à exposição de fatos, dados ou motivos que dizem respeito a um determinado assunto. A memória humana, resulta das conexões sinápticas entre neurônios, distingue-se em memória a curto e longo prazo, adquirida e episódica.
Existem vários tipos de doenças que podem comprometer a memória, tais como AVE, Mal de Alzheimer, lesões traumáticas cranianas, demências, estresse, problemas na tireóide, carência de vitaminas, depressão, déficit de atenção e traumas psicológicos, entre outras. De acordo com alguns científicos, o ser humano utiliza apenas 0,0001 do potencial do seu cérebro ao longo da sua vida.
Segundo o médico neurologista do Hospital Beneficência Portuguesa Antônio Carlos Montanaro “O cérebro é como um músculo. Se parar de usar, ele atrofia”. O desenvolvimento de uma boa memória pode ser conquistado através de uma alimentação equilibrada, técnicas de relaxamento, cuidados com o uso de medicamentos e também através de atividades e jogos que estimulem a memória.
Como treinar em casa? A seguir algumas sugestões:
Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro, assim terá mais capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis.
Dra. Ana Paula Ferraz Franco Marcato, fisioterapeuta e paroquiana na Comunidade São Francisco de Assis