Diante da orientação da Organização Mundial da Saúde para que as pessoas fiquem em casa, nesse momento de disseminação do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) é fundamental que sejam incentivadas uma rotina de vida fisicamente ativa. O sedentarismo é prejudicial para o organismo, favorecendo o ganho de peso, aumento da pressão arterial, da glicose (açúcar) e lipídeos (gordura) no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, além de comprometer a funcionalidade do sistema ósseo, muscular, articular e emocional, pelo estresse e ansiedade decorrentes do isolamento social e suas consequências.
Existem diversas propostas para combater o sedentarismo e melhorar sua qualidade de vida no ambiente domiciliar durante essa pandemia, uma delas são os alongamentos, que realizados de maneira regular, aumentam a flexibilidade e amplitude dos movimentos, que reduz o risco de lesões e melhora a performance. A seguir algumas imagens sugestivas para essa atividade:
Leia atentamente antes de começar:
– Caminhe por cinco ou dez minutos, dentro do seu domicílio, antes dos alongamentos para fazer um aquecimento e evitar lesões.
– Escolha um lugar arejado e seguro para fazer os alongamentos;
– Leia atentamente TODAS as instruções e reveja as fotos para ter certeza que entendeu.
– Descanse e beba água entre os alongamentos.
– Interrompa a atividade se sentir dor. Realize o alongamento de forma lenta e suave. Nunca exagere na força dos alongamentos. Isso poderá provocar lesões e não melhora os efeitos dos movimentos.
– Mantenha cada alongamento mantendo por 15-30 segundos cada.
– Respire durante o alongamento.
– Alongue sempre os dois lados do corpo.
– Alongue diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana.
Dra. Ana Paula Ferraz Franco Marcato, fisioterapeuta e paroquiana na Comunidade São Francisco de Assis.