AGOSTO, UM MÊS DEDICADO ÀS VOCAÇÕES

Todo ano, a igreja celebra e relembra as vocações, mas afinal, o que é uma vocação? Vocação é uma realidade eminentemente religiosa, não é uma aptidão ou mesmo uma profissão. Vocação envolve o mistério de Deus e o mistério de cada um de nós, retrata o sonho de Deus para cada um de nós: a que Deus me chama? Assim como o tema do ano vocacional: “Vocação: graça e missão”. Ou seja, vocação é isso, é assumir a graça e o mistério pessoal e, a partir dele, trabalhar, fazer a missão.

E são 4 os segmentos a Cristo:

  1. A vocação sacerdotal – a vocação de seguir o Cristo como pastor, como cabeça da igreja. Assim como diz o catecismo: “Pelo ministério ordenado, especialmente de bispos e dos presbíteros, a presença de Cristo como chefe da igreja se torna visível no meio da comunidade dos fiéis. Segundo a bela expressão de Santo Inácio de Antioquia, o bispo é ‘typos tou Patros’, como que a imagem viva de Deus Pai.” C.I.C 1549. Ou seja, o sacerdote age em nome de Cristo, ele é o representante dentro da comunidade.

    Fonte: Cathopic
  2. A vocação do matrimônio – assim está no catecismo: “…Tendo-os Deus criado homem e mulher, seu amor mútuo se torna uma imagem do amor absoluto e indefectível de Deus pelo homem…” C.I.C 1604. Ou seja, é a expressão de Deus na constituição da família.
  3. A vocação à vida religiosa – homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação, brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades.
  4. As vocações dos leigos – aqueles que são chamados a propagar o evangelho, anunciar Cristo. Lembramos em especial os catequistas que trabalham levando o conhecimento da fé a tantos.
Fonte: Cathopic

Mas, principalmente, o mês vocacional é para meditarmos, assim como está no lema do ano vocacional: “Corações ardentes, pés a caminho” Lucas 24, 32-33, que quer nos dizer que, tendo o coração abrasado pelo amor de nosso Senhor expresso em sua palavra, eu me ponho a caminhar e a anunciar. Que neste mês possamos dizer como Santa Teresa D’Ávila: “VOSSA SOU, PARA VÓS NASCI, QUE QUEREIS FAZER DE MIM?”

Elistela Strombeck Silva
Equipe de Redação PASCOM

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print