ADVENTO: PREPARANDO O CORAÇÃO PARA A VINDA DO SENHOR

No próximo domingo, no dia 1º de dezembro, daremos início ao Advento, tempo litúrgico especial para os católicos em todo o mundo. Este período marca as quatro semanas que antecedem o Natal, tempo de preparação espiritual e renovação da fé, que nos convida a refletir sobre o verdadeiro significado da vinda de Jesus Cristo.

A palavra “advento” vem do latim adventus, que significa “vinda” ou “chegada”. Esse período nos convida à esperança e vigilância, não apenas celebrando o nascimento de Jesus em Belém, mas também nos prepara para a sua segunda vinda, quando Ele virá para julgar os vivos e os mortos. Este tempo é representado pela cor roxa nos paramentos litúrgicos, símbolo de penitência, conversão e preparação espiritual, que nos chama a um exame de consciência profundo.

O Advento é o tempo propício para voltarmos nosso olhar para dentro de nós mesmos e nos perguntarmos: como está o nosso coração? Estamos preparados para receber o Senhor que vem? Na correria do fim de ano, é fácil nos distrairmos com compromissos e preparativos externos. Nossas casas se enchem de decorações festivas, mesas fartas são preparadas, mas, muitas vezes, nossos corações permanecem vazios. O verdadeiro sentido do Advento nos chama a uma preparação interior. Somos convidados a refletir sobre como temos vivido nossa fé e como podemos acolher Jesus de forma mais plena em nossas vidas.

A espera do Senhor deve ser ativa e vigilante, como nos ensina o Evangelho do 1º Domingo do Advento: “Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem” (Lc 21, 36). Essa expectativa nos chama à confiança e à perseverança, sabendo que, fortalecidos pela oração e vigilância, estaremos prontos para permanecer firmes diante de Deus, acolhendo sua vinda com fé e coração renovado.

Que neste Advento possamos, como Maria, ter um coração aberto e disposto a acolher o Menino Jesus que vem. Preparemos nossos corações e famílias para celebrar com alegria e fé o nascimento daquele que é a nossa esperança e luz: Jesus Cristo, o Emmanuel, Deus conosco. Que o Senhor nos conceda a graça de viver plenamente este tempo de preparação, em família e em comunidade, para celebrarmos juntos a alegria do Natal com fé e esperança renovadas.

Stephany Strombeck
Equipe de Redação PASCOM

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print