Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

Artigos › 19/04/2020

A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Com a pandemia do coronavírus todos nós estamos enfrentando muitas mudanças. Nossa vida de fé também está passando por adaptações. Apesar de os meios de comunicação estarem sendo de grande ajuda, nos permitindo assistir à Santa Missa, ouvir a Palavra e as reflexões feitas por nosso Pároco confortarem nossos corações, a opinião de que nada se compara a estar em comunidade, comungando do Corpo e Sangue de Cristo, é unânime.

Para a educação, também é um momento inédito e desafiador, que tem afetado os educadores, alunos e suas famílias. Temos duas situações: escolas que tiveram condições de manter suas aulas de maneira adaptada, apoiando-se nas tecnologias digitais, e escolas que, infelizmente, precisaram suspender suas aulas.

Bem, sabemos que estudar em casa, assim como participar das missas a distância, não é a mesma coisa. Nós, da área da educação temos nos referido a esse momento que estamos vivendo como “ensino remoto de emergência”, pois não tivemos tempo para um planejamento de educação a distância. Estamos todos nos adaptando e fazendo o possível para tornar esse momento um pouco mais leve. Daremos algumas dicas que poderão ser úteis a você que está acompanhando os seus filhos nos estudos on-line.

– Rotina

É saudável que, mesmo estando em casa, possamos manter uma rotina, determinando um horário para acordar, fazer as refeições, se exercitar, estudar e ter um tempo de lazer. Ter uma rotina é muito importante para as crianças! Ajude o seu filho ou a sua filha a escrever aquilo que fará durante esses dias, em casa.

– Organização

Nossa casa nem sempre é o lugar mais adequado para os estudos. As distrações e os barulhos são muitos! Por isso, é necessário ter horário e local para estudar. Incentive as crianças a cumprirem as atividades propostas nos horários determinados e a fazerem tudo com atenção e dedicação. Na escola, elas têm o apoio de seus professores. Agora, mesmo aquelas que estão em contato com eles, precisarão ainda mais dos adultos. Lembre-se: incentivo e elogios nunca são demais!

– Dúvidas

Presencialmente, aprende-se em grupo, com outros alunos e alunas, além de contar com os professores. Nesse novo formato, podem surgir dúvidas. Incentive seu filho ou sua filha a anotá-las. Caso você possa, ajude-os a entender o conteúdo estudado ou oriente-o a conversar com os professores.

Se a escola dos seus filhos estiver com as aulas suspensas, é importante que não deixem de estudar. Para as crianças na fase da Educação Infantil, pense em como enriquecer situações do dia-a-dia, de forma que aprendam. Tudo que tem cor, textura, tamanho, quantidade, etc, pode ser explorado! Para as crianças em fase de alfabetização, incentive a leitura e a escrita e tente propor isso de uma maneira prazerosa, jogando o bom e antigo jogo “STOP!”, por exemplo! Ou escrevendo uma mensagem no WhatsApp para os familiares que estão distantes.

A internet nos oferece muitos recursos com vídeos e jogos educativos. Aproveite!

Peçamos a Deus sabedoria para enfrentarmos esse momento difícil. Que possamos enxergar o que há de bom nisso, estreitando os laços com nossos familiares, vivendo momentos que um dia serão memórias carregadas de afeto e saudades e que não existiriam se continuássemos tão ocupados com nossos afazeres. Não podemos mudar as situações que precisamos enfrentar, o que muda, é a forma como passamos por elas. Vai ficar tudo bem!

Camila Vioto – Pedagoga – Equipe de Redação PASCOM