Na quarta-feira, dia 25 de outubro, tivemos missa festiva em memória ao primeiro santo brasileiro. Nascido em Guaratinguetá, interior de São Paulo, em 1739, Santo Antônio Sant`Anna Galvão era franciscano, engenheiro e em sua passagem por Sorocaba projetou o convento de Santa Clara que existia no centro da cidade. Nascido em uma família numerosa nobre, Antônio era conhecido desde novo por ser caridoso e muito estudioso. Após a ordenação, se tornou confessor das religiosas que viviam no chamado recolhimento de Santa Teresa, em São Paulo, onde tornou-se diretor e escreveu as regras das irmãs posteriormente.
Conta se que a crença das famosas pílulas se deu quando frei Galvão foi até Guaratinguetá para angariar fundos para a construção do mosteiro e foi abordado por um grupo de pessoas que pedia que ele fosse a uma fazenda rezar para uma pessoa que estava a dias sofrendo com pedra no rim, sem tempo para ir até o local, frei Galvão escreveu em um pedaço de papel: “Depois do parto ó virgem permaneceste intacta. Mãe de Deus intercedei por nós”, entregou este papel e orientou que o enfermo tomasse aquilo como remédio e assim a cura chegou.
Crendo na poderosa intercessão de frei Galvão clamamos que ele olhe por cada um de nós e nossa paróquia, em especial neste mês, que lembramos sua vida.
Elistela Strombeck
Equipe de Redação