Pastoral do Batismo

A função principal da Pastoral do Batismo é preparar e conscientizar os pais e padrinhos para a importante missão de acompanhar o batizando na sua vida cristã, e também organizar a estrutura da preparação e do Batismo.

Na inscrição, que é sempre feita após as missas nas comunidades, procura-se saber da situação matrimonial e religiosa dos pais e padrinhos, a ?m de orientá-los, se estiverem em situação não aceitável pela Igreja Católica.

A equipe da Pastoral do Batismo se reúne a cada 2 meses para organizar a estrutura, veri?cando e conferindo cada ítem, como a acolhida, as leituras, o comentarista, as palestras e os palestrantes, todo o Rito do Batismo, etc. A reunião começa sempre com o Santo Evangelho do dia e uma re?exão.

A preparação dos pais e padrinhos acontece no primeiro domingo do mês do Batismo. Nela são ministradas palestras sobre o Kerigma, que é o Amor de Deus, os sacramentos, o Sacramento do Batismo, a relação entre pais e ?lhos, o rito do Batismo e seus símbolos como a veste branca, a vela e o Círio Pascal, que é o Cristo ressuscitado. Também é feita uma dinâmica, para um melhor entendimento e ?xação de tudo o que foi apresentado.

Os Batismos, realizados pelo nosso Pároco Frei Cid ou pelo nosso Diácono Pedro, acontecem na Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, no segundo domingo do mês, com datas já previstas para o ano todo. No dia do Batismo a equipe toda acompanha a cerimônia, orientando e servindo para que tudo aconteça da melhor forma possível.

A equipe do Batismo, formada por 25 casais das nossas 5 comunidades, se dedica de corpo e alma nesse trabalho santo.Jesus Cristo também precisa de você. Venha nos ajudar e colabore com a evangelização, fazendo-O conhecido, amado e testemunhado. Junte-se a nós, para assegurarmos o direito dos batizandos de participarem da Igreja como batizados.