Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, em união com o Sacrifício Eucarístico e com Nossa Senhora se oferece diariamente, para reparar as ofensas contra o Coração de Jesus e rezar pela santi?cação dos sacerdotes e pelas intenções do Santo Padre, o Papa. O apostolado iniciou-se na França onde, os estudantes de teologia e ?loso?a ansiavam por realizar um apostolado direto nas paróquias, junto ao povo. Em 1884, inspirado pelo Espírito Santo, o Padre Francisco Xavier Gautrelet teve a idéia de oferecer seus trabalhos e estudos, em Espírito Apostólico, ao Coração de Jesus, pelas intenções da Santa Igreja. Assim nasceu o Apostolado da Oração, que tem o mês de junho dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

A veneração ao Sagrado Coração de Jesus é uma devoção da Igreja Católica, que teve como início, as revelações de Jesus Cristo à Santa Margarida Maria e que a incumbiu, pessoalmente, de divulgar e propagar ao mundo esta piedosa devoção. Dessas revelações, foram extraídas as doze promessas do Sagrado Coração de Jesus:

“Darei aos devotos do Meu Coração as graças necessárias ao seu estado”

“Farei reinar a paz em suas famílias”

“Consolá-los-ei em todas as suas aflições”

“Serei o refúgio seguro durante a vida e, sobretudo, na hora da morte”

“Derramarei copiosas bênçãos sobre todas suas empresas”

“Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano in?-  nito da misericórdia”

“As almas tíbias se tornarão fervorosas”

“As almas elevar-se-ão, rapidamente, a uma grande perfeição”

“Abençoarei as casas em que se acharem expostas as imagens do meu coração”

10ª “Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos”

11ª “As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos, indelevelmente, no meu coração”

12ª “O amor todo poderoso do meu coração concederá a graça da perseverança ?nal a todos que comungarem, na primeira sexta-feira do mês, por nove meses seguidos”

O Apostolado da Oração tem o compromisso de rezar todos os dias e fazer o oferecimento do dia pelas intenções da igreja, conforme proposta do bilhete mensal, que o coordenador de cada comunidade recebe do Vaticano.

Para o ingresso no Apostolado é preciso um tempo de preparação e conhecimento, para que se tenha consciência do que se está assumindo, pois é para sempre. O novo membro recebe então, uma ?ta, que é o sinal do Sagrado Coração. Essa ?ta é de cor vermelha, para lembrar-nos do sangue do Senhor, que Se entregou por nós, em sinal de amor. A medalha presa na ?ta traz, de um lado, o Sagrado Coração de Jesus e, do outro, o Imaculado Coração de Maria, para lembrar-nos do triunfo dos dois Corações, que um dia ocorrerá. Já, o “Bentinho”, preso na ponta é o símbolo do Apostolado da Oração e nele, está gravado “Venha a nós o Vosso Reino”, para lembrar-nos, a todo instante, da busca por esse Reino. O uso da ?ta é para lembrar-nos do amor que temos por Jesus.

O dever do Apostolado é a oração, o trabalho com caridade, humildade e mansidão, para servirmos melhor e termos caridade com as pessoas, principalmente os pobres, os doentes e os sacerdotes. Seus membros devem, na medida do possível, estar inseridos nas outras pastorais e movimentos, para que, com suas orações e espiritualidade, possam dinamizar a evangelização.

A Missa do Sagrado Coração de Jesus acontece em nossa paróquia toda primeira sexta-feira de cada mês.