Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

MISSA DE CINZAS É CELEBRADA NA MATRIZ E MARCA INÍCIO DA QUARESMA

Dando início ao tempo quaresmal, na quarta-feira, dia 6 de março celebramos, na matriz São Francisco de Assis, a missa com a Imposição das Cinzas, recordando que não viemos a este mundo para acumular tesouros e glórias carnais, mas para, um dia, contemplar a glória definitiva no céu junto a Deus. Neste tempo quaresmal, somos chamados a buscar momentos de maior meditação espiritual, sustentados na oração, ligadas principalmente ao jejum e a penitência. Aguardemos ansiosamente as celebrações pascais no qual celebraremos a vitória definitiva de Cristo sobre a morte.

QUARESMA: JEJUM, ESMOLA E ORAÇÃO

“A Quaresma é um tempo de recolhimento para que possamos rever a nossa vida, rever até que ponto a nossa vida de cristão corresponde àquilo que Nosso Senhor nos pede. Ela serve para analisarmos se estamos verdadeiramente amando Deus sobre todas as coisas ou se outras coisas estão dominando o nosso coração. É um tempo de balanço geral em nossa vida, de pararmos, silenciarmos e refletirmos”

(Canção Nova, formação).

A Quaresma nos prepara para o mistério Pascal, nos prepara para conhecermos o amor que nos salva, o único amor que nos basta. O tempo Quaresmal nos pede um recolhimento, no sentido de abandonarmos o fútil e o efêmero e concentrarmos os nossos esforços e sentimentos para a Cruz e o seu significado.

Jejuar, seja de um alimento, seja de um vício ou se abster de algumas atitudes, nos mostra que podemos viver sem aquilo, nos mostra que somos mais fortes que o vício ou que as vontades. O jejum reforça o Cristo que vivem em nós, pois é Ele que nos sustenta e é somente sem Ele que não podemos viver. Jesus volta a ser o centro de tudo.

A esmola reforça o nosso compromisso com o nosso coração, com o amor ao próximo, ainda que seja pouco é preciso ter a consciência de partilhar. A esmola é a sua doação, ela pode ser financeira, pode ser em serviço, pode ser no acolhimento das dores do outro, os gestos podem ser singelos, mas seu efeito é grandioso.

E a oração? Ela é a base de tudo! Pela oração suportamos o jejum e as penitências, oferecemos a nossa esmola e encontramos o discernimento para seguir nosso caminho. A oração transforma o nosso coração, nos faz ouvir a vontade de Jesus, seus desígnios e nos coloca em compasso com a vida Dele.

Que sua Quaresma seja santa e transformadora, para que compreendas e viva de maneira intensa o que é o milagre da ressurreição e prove do amor, que é Jesus!

Larissa Paes
PASCOM