Notícias › 07/08/2012

Informações do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

As inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc) estão abertas e já podem ser feitas no site www.ebruc.setoruniversidades.org.br até o dia 19 de setembro de 2012. O evento, que ocorre de 12 a 14 de outubro em Curitiba, no Paraná, é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). O Ebruc também conta com o apoio do Grupo Marista, Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), arquidiocese de Curitiba e Pastoral Juvenil Marista.

A proposta do encontro é reunir jovens de todo o Brasil que atuam no meio universitário para refletir, partilhar e articular a ação evangelizadora nesse meio que constitui um dos “novos areópagos” da Igreja. É referência para a realização do Ebruc, o destaque feito nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para a importância da formação de pensadores e pessoas que estejam em níveis de decisão, evangelizando, com especial atenção e empenho, os novos areópagos, pois um dos primeiros é o mundo universitário.

Tema e lema

O bispo referencial do Setor Universidades, dom Tarcísio Scaramussa, anunciou que o tema escolhido é Educação e Cultura: areópagos da missão e o lema “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos”, expressão baseada no Evangelho segundo São João. “O tema do 2º Ebruc ressalta, portanto, que a Igreja, por meio de seus membros individualmente, e de seus grupos e instituições organizadas, também se faz presente no campo da educação e da cultura, como areópagos do nosso tempo, concretizando neles sua missão evangelizadora”, explicou.

Ainda segundo o bispo, o lema do evento destaca o valor do saber e do testemunho do cristão. “A participação no diálogo, fé e cultura exige saber fundamentado, assimilado, consciente. Exige, ao mesmo tempo, convicção e coerência para testemunhar o que se vivenciou, o que se interiorizou como experiência de fé, de encontro com o Senhor”, avaliou.

Motivações e expectativa

A segunda edição do Ebruc também quer motivar a juventude cristã universitária brasileira para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro em 2013, e para o Congresso Mundial de Universidades em Belo Horizonte (MG) durante a Pré-Jornada. A expectativa para o 2º Ebruc é reunir aproximadamente 500 jovens vindos de todo o Brasil. Segundo a assessora nacional do Setor Universidades, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, o encontro quer abrir um espaço onde possam ser colocados, com liberdade, os testemunhos, temas e questões que habitualmente permeiam a vida do universitário. Além de fóruns abertos para assuntos propostos pelos participantes, o encontro será marcado por areópagos culturais com mostras de arte, apresentações de música e dança e rodas de conversa que ajudem a compreender o mundo da arte como espaço de reflexão e de educação crítica.

Inscrições

As inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos custa R$ 75,00, incluso hospedagem coletiva no Colégio Marista Santa Maria e alimentação durante os dias de evento. No ato da inscrição, o participante poderá informar se deseja colaborar com o Fundo de Solidariedade, valor adicional à taxa de inscrição que será revertido para o custeio de passagens de universitários que tenham dificuldades de arcar com o custo da viagem até Curitiba.

Os participantes do Ebruc poderão ficar hospedados no Colégio Marista Santa Maria que sediará o encontro. O colégio dispõe de completa infraestrutura com salas de aula amplas e modernas que serão utilizadas como dormitórios.

Por CNBB