Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

Notícias › 13/08/2012

Dez mil peregrinos vão a Aparecida na IV Romaria Anual do Apostolado do Oratório

Aparecida (Segunda-feira, 13-08-2012, Gaudium Press) Foi realizada no sábado, dia 11, a IV Romaria Anual do Apostolado do Oratório ‘Maria Rainha dos Corações’ até o Santuário Nacional de Aparecida. Eram mais de dez mil romeiros vindos de 80 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Pará.

A peregrinação à Casa da Mãe Aparecida é realizada com o intuito de celebrar e agradecer os trabalhos realizados por esse apostolado e louvar a Padroeira do Brasil.

Diante do Santuário, na Tribuna Bento XVI, depois de ser introduzida solenemente e colocada num local de honra a imagem da Santa Mãe de Deus, o Padre Ricardo José Basso, EP rezou o terço com os peregrinos. Os cânticos de louvores à Santíssima Virgem foram executados pelo Coro e Orquestra dos Arautos do Evangelho.

Uma das senhoras que recebem o Oratório, ao final das orações, exclamou: “Este foi o mais bonito terço de minha vida.” Ela tinha razão: ali era visto, de forma espontânea e sincera, o que o brasileiro tem de melhor em sua alma, ou seja, a fé, a esperança e o carinho para com sua Mãe, Rainha e Padroeira.

Missa e Bênção Apostólica

Na verdade, o ponto auge dessa IV Romaria do Apostolado do Oratório dos Arautos do Evangelho foi a Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Realizada no Altar central do Santuário Basílica, ela foi concelebrada por Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo de Lorena, e por Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo de Guarulhos, pelo Assistente Espiritual do Apostolado do Oratório, padre Antonio Guerra, mais 20 sacerdotes dos Arautos do Evangelho e ainda os diversos párocos que vieram acompanhando os peregrinos de de suas respectivas paróquias.

Em sua homilia, o Cardeal incentivou os presentes a nunca perder a esperança na Mãe de Deus e nossa, que sempre está disposta a socorrer, a ajudar e conduzir seus filhos. As palavras finais foram proferidas pelo Assistente Espiritual do Apostolado do Oratório, Pe. Antônio Guerra, EP.

Oratório Maria Rainha dos Corações

O apostolado do “Oratório Maria Rainha dos Corações” é promovido pela Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho. Ele consiste na formação de grupos de trinta famílias cada que realizam a peregrinação por suas casas de um piedoso oratório do Imaculado Coração de Maria.

O coordenador nacional, Alcídio Miranda, afirmou que “o Santuário Nacional de Aparecida é uma referência para os participantes do Apostolado do Oratório e esse momento representa para eles a Igreja doméstica em oração, reunindo-se aos pés da Virgem, pedindo sua bênção, sua proteção, para quem, de fato, é a Rainha e Padroeira do Brasil”.

Mais informações sobre este trabalho promovido pelos Arautos do Evangelho podem ser encontradas no blog do Apostolado: oratorio.blog.arautos.org. (JSG)