Notícias › 03/08/2012

Assessor do Regional 1 da CNBB parabeniza presbíteros pelo Dia do Padre

São Paulo (Sexta-feira, 03-08-2012, Gaudium Press) Amanhã, 04 de agosto, a Igreja Católica celebra em todo mundo o Dia do Padre. Por ocasião dessa importante data, o assessor da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 1 (que abrange o estado de São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Anselmo Matias Limberger, enviou uma mensagem a todos os padres do Regional.

Na missiva, o sacerdote agradece a Deus pelo dom da vida de todos os presbíteros. “Quantos dons, quantas conquistas, quantos trabalhos executados com esforço e confiança de estarmos assim, proclamando a presença do reino na vida do mundo”, destaca Padre Anselmo.

Citando um trecho de um texto escrito pelo Cardeal Cláudio Hummes em 15 de julho de 2008, quando ainda era prefeito da Congregação para o Clero, o sacerdote afirma: “Vós, caros irmãos presbíteros, sois a grande riqueza, o dinamismo, a inspiração pastoral e missionária, lá na base, onde vivem em comunidade nossos batizados. Sem vossa determinante decisão de remar mar a dentro (Duc in altum) para a grande pesca, à qual o próprio Senhor vos convoca, pouco ou nada acontecerá em âmbito de missão urgente, seja ‘ad gentes’ seja nos territórios de antiga evangelização”.

Ainda, expondo o texto do Cardeal Hummes, Padre Anselmo destaca que a Igreja tem certeza de poder contar com os presbíteros, “porque sabe e reconhece explicitamente que a imensa maioria de nossos sacerdotes, não obstante as fraquezas e limitações humanas, que todos temos, são sacerdotes dignos, que doam cada dia sua vida ao Reino de Deus, que amam Jesus Cristo e o povo que lhes foi confiado, sacerdotes que se santificam no exercício diário de seu ministério, que perseveram até o fim na messe do Senhor”.

Neste sentido, conclui sua mensagem convidando os sacerdotes a animarem-se sempre na direção de construir uma identidade presbiteral que fortaleça a presença e o serviço na Igreja e no mundo. (BD)