Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raposo Tavares, 180, Vila Assis - Sorocaba, SP

(15) 3231 3100

“AS MÃOS QUE AJUDAM SÃO MAIS SAGRADAS DO QUE OS LÁBIOS QUE REZAM” (SANTA TERESA DE CALCUTÁ).

Marcado por confraternizações, encontros, ceias e presentes, o mês de Dezembro nos propicia momentos festivos e de mesas fartas. Entretanto, muitas vezes nos esquecemos daqueles irmãos que não possuem tais oportunidades e que, de uma maneira ou de outra, são excluídos de uma sociedade individualista e pouco caridosa. Em uma de suas homilias, o Papa Francisco passou aos fiéis a seguinte mensagem: “Amor, boas ações e caridade antes do encontro com o Senhor”. O Santo Padre nos pede atenção com os seres humanos mais fracos e frágeis, sejam eles pobres, doentes, idosos e demais vítimas da sociedade do esquecimento.

As festividades de final do ano, em especial o Natal, nos trazem a oportunidade de reunir a família, trocar presentes e confraternizar-nos, entretanto, o sentido verdadeiro do Natal nos remete a lembrança do nascimento de Cristo, e de Maria e José que, sem espaço na hospedaria e longe de sua casa, encontraram abrigo em uma manjedoura. Portanto, Natal é também o momento de olharmos para aqueles que ainda nos dias atuais não encontraram espaço na hospedaria da vida. Após praticarmos o amor, as boas ações e a caridade, podemos encontrar-nos com o Menino Deus.

No dia 14 de dezembro a pastoral da Promoção Humana de nossa paróquia realizou um passeio a um Shopping de nossa cidade com as crianças assistidas pela pastoral durante 2018, que puderam brincar, encontrar-se com o Papai Noel e ainda lanchar, um momento que ficará marcado no coração de cada criança. O passeio teve o acompanhamento de nosso pároco, Padre Giuli. No dia 15 de dezembro, um almoço no salão da Comunidade São Mateus reuniu todas as famílias assistidas, com tudo preparado com muito zelo e carinho pelos membros da pastoral. As famílias puderam se reunir em um momento de oração e agradecimento. A atividade ainda contou com a presença do Papai Noel que distribuiu brindes e sorteou duas bicicletas para as crianças. Nosso pároco também esteve presente no almoço, abençoou os alimentos e deu uma breve mensagem para as famílias.

Estas e outras atividades promovidas pela pastoral da Promoção Humana ao longo de todo o ano são exemplos para que nós, Igreja de Cristo, possamos promover a dignidade humana fundamentada na Verdade do Evangelho, não nos esquecendo de que somos criados à imagem e semelhança de Deus. Com isso, nossas obras, orações e lembranças voltadas às pessoas que necessitam de ajuda devem servir como guia para nossa fé.

Mateus Cabrera

PASCOM